Topic outline
Main course page
-
Carga Horária
12 horasMaterial para ensino e aprendizagem sobre Novas Filosofias da Qualidade.
-
Nesse estudo o docente poderá utilizar o texto didático “PPT - Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA” e a apresentação “PPT - Ferramentas da qualidade e MASP” para trazer os conceitos e as aplicações das ferramentas da qualidade inseridas no método de análise e solução de problemas – PDCA a fim de identificar as possíveis causas de problemas.
Poderá aplicar um Questionário 4 – produção puxado e empurrado – Kanban - Ferramentas da Qualidade (Assíncrona), a ser criado pelo docente, após finalização do tema.
Critérios a serem observados: Domínio de conhecimentos, compreensão, interpretação, análise e aplicação.
Sugere-se também que o docente solicite aos alunos que postem um vídeo do impacto das atividades de produção mecânica no meio ambiente (Assíncrona). Deverá ser gravado um vídeo (de até 2 minutos) com o celular na posição horizontal, onde o aluno deve aparecer relatando sobre três impactos ambientais da produção mecânica. O vídeo deve trazer o relato, bem como imagens dos impactos citados e deve ser enviado para ___________@ifsc.edu.br.
Critérios a serem observados: Estar presente nas imagens do vídeo gravado; possuir até 2 minutos de gravação; apresentar, por meio de imagens, no mínimo três impactos ambientais da produção mecânica; clareza e objetividade.
Além disso, poderá utilizar a apresentação “PPT - Ferramentas da qualidade e MASP” para realizar uma dinâmica (atividade Síncrona), por meio do miro.com, com a turma dividida em equipes e com o objetivo de aplicar o PDCA para identificação de causas de problemas e definição de ações para mitigação, conforme estudado nesta etapa.
Cada turma terá um assunto, definido pelo docente ou discentes, para desenvolver a dinâmica ao longo de alguns encontros.
Serão realizadas as seguintes etapas na dinâmica:
Fase P - Planejar
- Definir claramente o problema e reconhecer sua importância;
- Aplicar a Carta de Controle para avaliar o histórico de ocorrência do problema;
- Criar a Carta de Tendência com os dados da Carta de Controle;
- Utilizar um Brainstorming para levantamento dos danos causados (consequências);
- Estabelecer um cronograma das demais etapas do PDCA;
- Realizar o levantamento das causas do problema por meio do Diagrama de Ishikawa;
- Aplicar a Carta de Controle para avaliar o histórico de ocorrência das causas e quantificá-las ou Priorizar as causas (levantadas pelo Diagrama de Ishikawa) por meio do GUT (Gravidade, Urgência e Tendência);
- Aplicar o Diagrama de Pareto para as causas levantadas no Diagrama de Ishikawa;
- Montar o Plano de Ação (5W2H) a fim de eliminar, mitigar, transferir ou aceitar as causas;
- Estabelecer indicadores de controle e acompanhamento.
Fase D - Ação
- Divulgar o plano de ação;
- Realizar os treinamentos;
- Executar as ações planejadas.
Fase C - Verificação
- Verificar os indicadores de controle e acompanhamento por meio de Carta de Tendências;
- Confirmar se a causa fundamental (raiz) foi efetivamente encontrada e bloqueada.
Fase A - Padronização
Estabelecer o novo procedimento operacional;
Criar uma padronização;
Criar dispositivos a prova de erros (Poka-yoke);
Realizar novos estudos de melhoria contínua (novos PDCA).
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
-
Conteúdo do material:
- INTRODUÇÃO
- Definição da Função
- Macrofluxograma
- Determinação dos Itens de Controle
- Padronização
- Utilização da metodologia de análise e solução de problemas (MASP)
- Educação e Treinamento
- Método PDCA
- Brainstorming
- Folha de Verificação
- Carta de Tendência
- Diagrama de Ishikawa
- Diagrama de Pareto
- 5W2H
- REFERÊNCIAS
-
Atividade
-
Dinâmica PDCA – Nota 3
Sugestão de dinâmica (atividade síncrona) em grupo no miro.com por meio da aplicação de um PDCA completo, utilizando as ferramentas da qualidade estudadas no tópico.
Critérios a serem observados: Participação quantitativa; Participação qualitativa; Apropriação e assimilação do conhecimento, Clareza; Objetividade, Capacidade de articulação e diálogo, Capacidade de análise de conteúdo (síntese-tempo).
-