Ao preparar uma sopa, Adriana prova uma colherada, para avaliar o teor de sal. Não é preciso tomar toda a sopa da panela para avaliar o tempero.
O mesmo princípio que orienta Adriana é um dos fundamentos da Estatística, que é a ciência da indução lógica, isto é, das generalizações de características observadas em uma parte da coletividade que se deseja conhecer.
Detalhando, a Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que abrange entre outros temas: planejamento de experimentos, coleta de dados, representação de dados numéricos por meio de tabelas e gráficos, análise de dados, previsões e tomadas de decisões com base na análise de dados.
Nós temos contato com essa ciência quando vemos, por exemplo, nos noticiários a previsão do tempo, os resultados de pesquisas eleitorais, a porcentagem de eficácia de um remédio ou as previsões de inflação para o ano seguinte.
Vivemos em um mundo de números. E saber relacionar números com fatos facilita o acompanhamento das rápidas transformações do dia a dia, assim como dificulta o engano induzido por resultados falseados.
Neste estudo, avaliamos utilidade, procedimentos e aplicação, de maneira significativa, dos conceitos e atividades desenvolvidos, visando à coleta, leitura, compreensão e análise de dados de uma pesquisa estatística.