AtividadE
Sugestões de atividades
Cilindro circular reto
I. Para o estudo do cilindro, é importante que se use o modelo de um cilindro circular reto, que se decomponha em dois semicilindros por uma seção meridiana, e uma “capa” de cartolina representando a superfície lateral do cilindro. Com o auxílio dessas peças, o estudante poderá entender mais facilmente o conceito de seção meridiana, superfície lateral e superfície total.
II. Utilizando objetos do cotidiano – lata de óleo, vela, salame, lápis etc. -, definir cilindro circular e seus elementos.
III. Tendo à mão o modelo, conceituar secção meridiana e, nesse momento, definir cilindro equilátero.
Cone
Para o estudo do cilindro, é importante que se use o modelo de um cone circular reto, que se decomponha em dois semicones por uma seção meridiana, e uma “capa” de cartolina representando a superfície lateral do cone. Com o auxílio dessas peças, o estudante entende mais facilmente os conceitos de seção meridiana, superfície lateral e superfície total.
Esfera
Para o estudo da esfera, é importante que se usem dois modelos, conforme descrito a seguir:
Modelo 1 – Uma bola de isopor cortada por uma secção plana em duas partes de tamanhos diferentes (normalmente essas bolas são ocas, por isso é conveniente colar um círculo de cartolina na seção).
Modelo 2 – Uma bola de isopor apresentando uma cunha esférica (colar semicírculos de cartolina nas secções).
Utilizando objetos do cotidiano, conceituar esfera e superfície esférica: uma bola de bilhar ou uma bola de gude são bons modelos de esfera, uma bola de pingue-pongue ou uma bolha de sabão são bons modelos de superfície esférica.