Topic outline

  • METODOLOGIAS DE ENSINO DE ARTE

     


    Formação Inicial e Continuada IFSC Tubarão
  • Orientações

    Seja bem-vindo(a)  ao curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Metodologias de Ensino de Arte.

    Eu sou a professora Patricia Nunes Martins e nesta unidade veremos algumas metodologias para ensino de Arte (daremos maior enfoque às Artes Visuais), o que é ser professor pesquisador, como fazer registros de aula, pensar nos planos de ensino, trazer práticas que vocês desenvolveram ou criar caminhos para desenvolver o que desejam trabalhar em sala de aula. 

    Meu contato:  patricia.martins@ifsc.edu.br

    ATENÇÃO! 

    Teremos três (3) encontros PRESENCIAIS NO CAMPUS TUBARÃO/SC sempre as sextas feiras entre Março e Maio. Esses encontros serão parte da frequência obrigatória no curso, portanto se organizem para visitar o campus e o Laboratório de Arte que tenho aqui.

    " O papel da arte na educação é grandemente afetado pelo modo como o professor e o aluno vêem o papel da arte fora da escola (...) A arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade, sua percepção etc.. mas tem importância em si mesma, como assunto, como objeto de estudos"
    Ana Mae Barbosa
    Desejo que sejam momentos de acolhimento e força renovada para nós de Arte.
    Um abraço forte.

    Para iniciar, leia o Plano de ensino e o Roteiro de estudos disponíveis na sequência.

  • Estudo 1

    Seja muito bem-vindo e bem-vinda! O IFSC oferece cursos livres para a comunidade afim de trazer um recorte de conteúdos, práticas e ações que auxiliam a formação de pessoas que não são regularmente matriculados em cursos  na instituição. Portanto são cursos rápidos e que dão um panorama geral a respeito de um assunto. 

    Esse tópico de estudo será para apresentar o ambiente virtual para voces, o Moodle tem algumas opções de atividades, envio de materiais, livros, vídeos e o fórum de dúvidas que penso quer bastante útil para nosso percurso a distância.

    Carga Horária
    04  horas

    Período
    01/03/ a 10/03

  • Estudo 2

    Nesse segundo tópico vamos fazer uma viagem linear pela historia do ensino de arte no Brasil.

    Vamos perceber as mudanças de objetivos na presença das artes no contexto escolar e como a percepção da arte como linguagem, como trabalho e como pesquisa.

    Nesse tópico você deve responder o questionário para que possamos nos conhecer melhor e aproximarmos nossos contextos para identificar nossas influências em nossa concepção de arte e de ensino de arte.

    Onde estamos e pra onde queremos ir.

    Carga Horária
    10 horas

    Período
    11/03 a 18/03

  • Estudo 3

    Parágrafo curto de apresentação do Estudo. Recomendamos que você apresente aqui os objetivos de aprendizagem do tópico. Ao final dos estudos, o aluno será capaz de ... ?

    Carga Horária
    xx horas

    Período
    xx/xx a xx/xx

  • Estudo 4

    Parágrafo curto de apresentação do Estudo. Recomendamos que você apresente aqui os objetivos de aprendizagem do tópico. Ao final dos estudos, o aluno será capaz de ... ?

    Carga Horária
    xx horas

    Período
    xx/xx a xx/xx

    • Opened: Wednesday, 13 March 2024, 12:00 AM
      Due: Monday, 20 May 2024, 12:00 AM
  • Encerramento