Aula Ead 1 e 8/11 Canvas e Plano de Negócios
1 Plano de Negócios
O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa.
O plano de negócios é uma das principais ferramentas que vão auxiliar um empreendedor a planejar seu negócio e colocar em prática a sua ideia. Agora que você aprendeu vários conhecimentos com o curso, podemos estudar o plano de negócios e seus componentes principais.
Pesquisas demonstram que uma das principais causas de fracasso de empresas, no Brasil e em vários outros países, é a falta ou falha de planejamento para o negócio que está sendo criado (DORNELAS, 2008). No Brasil a falta de planejamento aparece em primeiro lugar nos motivos de insucesso de novos negócios, seguido de deficiências de gestão (gerenciamento de fluxo de caixa, vendas/marketing, desenvolvimento de produtos...), políticas de apoio insuficientes, conjuntura econômica e fatores pessoais.
A elaboração de um Plano de Negócios (PN) está ligado ao planejamento de uma empresa ou de um empreendimento. Desta forma, o PN é uma ferramenta de planejamento e de “venda”/apresentação do negócio a possíveis interessados, investidores, e outros stakeholders.
Stakeholder: pessoa ou grupo de pessoas que têm interesse em uma empresa ou negócio, podendo ou não ter feito um investimento neles. Clientes, fornecedores, acionistas, são exemplos de stakeholdesrs de uma empresa.
Plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. Você deve lembrar, conforme estudamos no tópico 3 deste curso, a diferença entre “planejamento” (que é um processo mental) e “plano” (que é o resultado, o produto do planejamento).
Plano de negócios é um documento de planejamento, elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendimento, capaz de mostrar toda a viabilidade e as vantagens competitivas de um empreendimento, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro. É um documento usado para descrever o negócio e apresentar a empresa aos fornecedores, investidores, clientes, parceiros, empregados, etc. (FARAH, CAVALCANTI, MARCONDES, 2008).
O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.
- Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento.
- Orienta a expansão de empresas já em atividade.
- Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias.
- Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros.
- Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.
Independente do tipo organizacional, qualquer plano de negócios deve possuir um mínimo de elementos/seções que proporcionarão um entendimento completo do negócio.
A profundidade e qualidade das informações vão definir o trabalho e o tempo dispendido na elaboração do plano de negócio. A seguir, descrevemos um sumário dos itens que acreditamos ser um guia simplificado e eficaz para elaboração do seu plano de negócio.
Estrutura de um Plano de Negócios:
- Sumário executivo
- História da empresa
- O produto/serviço
- O mercado
- A concorrência
- Marketing
- Manufatura e operações
- Equipe de gestão
- Projeções financeiras
[Clique aqui para acessar ao Guia elaborado pelo Sebrae.]
O empreendedor e sua equipe devem assumir a preparação do plano de negócio, estabelecendo a visão geral do plano, sua aplicação, seus prazos e objetivos. Esse exercício é parte importante do planejamento estratégico das organizações que encontram-se melhor estruturadas.
Para entender melhor o Plano de Negócios assista ao vídeo: