AULAS 3 e 5 EAD DIAS 16 e 23/8: Livro Didático 1 - Empreendedorismo: conceitos fundamentais
1.2 Conceito moderno de empreendedor
Atualmente, o conceito moderno de empreendedor não está necessariamente ligado ao fato de alguém ter um negócio próprio. Isso quer dizer que mesmo que um indivíduo não seja dono de uma empresa, pode ser considerado um empreendedor. Até mesmo um funcionário que trabalha dentro de uma empresa pode ser empreendedor.
Há muitos brasileiros que querem empreender, serem donos de seu próprio negócio - mas uma parte deles nem sabe o que realmente ser empreendedor significa.
Neste vídeo Marcelo Blay, criador da Minuto Seguros, mostra neste vídeo para empreendedores o que define ser um empreendedor.
Na verdade, no conceito moderno de empreendedorismo, ser empreendedor não está ligado à atividade ou à posição de trabalho que um indivíduo tem dentro de uma empresa, mas está relacionado ao modo que o indivíduo realiza suas atividades, ou seja, está ligado a uma “atitude empreendedora”.
Com este entendimento, diferentes sujeitos podem ser vistos como empreendedores (administradores e até mesmo funcionários de uma empresa podem ser considerados empreendedores).
Perceba que no entendimento moderno de empreendedorismo, quem é dono de um negócio próprio pode igualmente ser considerado empreendedor, mas não será necessariamente. Isso porque ser empreendedor não está ligado a “o que” se faz, ou a posição de trabalho que um indivíduo tem dentro de uma empresa, mas ao “como” se faz o trabalho, ou desempenha determinada atividade.
Ser empreendedor não está ligado a “o que” se faz, mas ao “como” se faz.
Conheça as 10 características empreendedoras