Unidade 3
Site: | Moodle IFSC |
Curso: | Introdução a Libras |
Livro: | Unidade 3 |
Impresso por: | Guest user |
Data: | Saturday, 16 Nov 2024, 04:33 |
Descrição
aprender frases modelo em Libras
Índice
- 1. Acessibilidade para os surdos
- 1.1. Intérprete de Libras - Qual a sua formação? Como é o seu trabalho?
- 1.2. Dúvidas comuns sobre as línguas de sinais e a Cultura Surda
- 1.3. Estudo Complementar - dicas de viagens para surdos
- 1.4. Estudo complementar - Surdo-Cego e Libras Tátil
- 1.5. Estudo Complementar - documentário travessia do silêncio
- 1.6. MONA - Colorir para Adultos
- 2. Aumente seu Vocabulário: verbos com concordância na Libras
- 3. Narrativa em Libras - A menina do leite
- 4. Meses e Estações do Ano
- 5. Fórum de Interação em Libras
- 6. Sentimentos e Sensações
- 7. Como fazer em Libras os sinais para "muito" e "pouco"?
- 7.1. "Muito" e "Pouco" que indicam intensidade
- 7.2. Exercício - muito e pouco na Libras I
- 7.3. Exercício - muito e pouco na Libras II
- 7.4. Exercício - muito e pouco na Libras III
- 7.5. Interpretação de texto em Libras
- 7.6. Exercícios de interpretação de frases com o uso de muito e pouco - parte 1
- 7.7. Exercícios interpretação de frases com o uso de muito e pouco - parte 2
- 7.8. Exercícios interpretação de frases com o uso de muito e pouco - parte 3
- 7.9. Como sinalizar os significados "grande" e "pequeno" na Libras
- 7.10. Vida de Surdo - Clarissa Guerretta
- 7.11. Comédia da Vida Surda - No Motel
1. Acessibilidade para os surdos
Depois de participar da web conferência sobre a acessibilidade para os surdos, e considerar a legislação sobre inclusão e acessibilidade e demais temas abordados no capítulo 1 da unidade 3, discorra sobre como o seu aprendizado da Libras e de algumas questões sobre acessibilidade, pode contribuir com a acessibilidade para os surdos. Você pode usar como referência a acessibilidade no seu local de trabalho, ou em sua cidade, ou no seu círculo social, ou em outro local/situação que você conhece.
Faça um texto argumentativo com as citações devidamente feitas e poste seu comentário no fórum.
Depois comente e discuta pelo menos a postagem de um outro aluno do curso.
Nas próximas páginas, 1.1 a 1.6, você encontra mais assuntos sobre o tema da acessibilidade para surdos na discussão sobre o intérprete de Libras e sua atuação profissional, sobre dicas de viagens para surdos, sobre surdo-cegos e o documentário travessia do silêncio que fala mais sobre a vida dos surdos.
Um bom estudo e não perca o prazo da atividade que está definido no roteiro de estudos.
1.1. Intérprete de Libras - Qual a sua formação? Como é o seu trabalho?
Quem é o intérprete de Libras? Como é a sua profissão e como está ocorrendo a sua profissionalização?
Neste conteúdo produzido pela TV INES você conhecerá mais sobre esse profissional. Quem sabe alguns de vocês podem vir a se profissionalizar e também serem tradutores e intérpretes de Libras?
PARTE 1
PARTE 2
Depois de assistir os documentários, faça anotações sobre como é a formação dos intérpretes de língua de sinais, qual o papel do intérprete de língua de sinais e como eles promovem a acessibilidade sem serem assistencialistas.
Essas perguntas podem cair na prova.
1.2. Dúvidas comuns sobre as línguas de sinais e a Cultura Surda
Além dos mitos elencados por Quadros e Karnop (2004), existem outras dúvidas muito comuns quando ainda não se tem contato com a comunidade surda, como por exemplo: O correto é chamar a pessoa de surdo ou de surdo-mudo? Qual é a diferença entre o surdo e o deficiente auditivo? O certo é falar linguagem de sinais ou língua de sinais? Qual a diferença entre a Libras e o alfabeto manual? Vamos ver as respostas para estas perguntas?
1. Qual é a forma correta para se referir às pessoas surdas: Surdos, Deficiente auditivo ou surdo-mudo?
Muitas pessoas, com receio de serem grosseiras ou de ofenderem a pessoa, acabam utilizando termos equivocados e que em alguns casos, acabam piorando a situação. No caso das pessoas que não escutam, a terminologia mais adequada é “surdo”. Os termos surdo-mudo, mudo, mudinho e derivados, devem ser evitados, pois além de equivocados, soam ofensivos para o surdo. Veremos nas próximas questões, quando tratarmos especificamente sobre a cultura e identidade surda, que ser surdo é muito mais do que não ouvir, e para quem tem uma identidade surda, não há motivos para tentar esconder ou minimizar a surdez, pelo contrário... os surdos tem orgulho de serem surdos! Portanto, não tente ser educado utilizando termos eufemísticos, chamar de surdo não tem nada de mal.
2. Qual é a diferença entre o surdo e o deficiente auditivo?
Algumas pessoas utilizam o termo “deficiente auditivo” ao invés do termo surdo. Clinicamente falando, os surdos podem ser chamados assim, entretanto, os surdos que desenvolveram uma identidade surda, que participam da comunidade surda e que usam a língua de sinais preferem ser percebidos como um grupo cultural minoritário e não como deficientes, logo preferem ser chamados de surdos e não de deficientes auditivos. Alguns surdos, não assumem uma identidade surda e procuram utilizar estratégias para se inserir na comunidade ouvinte por meio de aparelhos auditivos e implante coclear, estes sim, não se importam de serem chamados de deficientes auditivos. Pode-se dizer que o termo deficiente auditivo é uma definição clínica e legal, referindo-se a uma perda da capacidade de percepção do som ao nível da fala humana, podendo ser leve, moderada ou severa.
3. O certo é falar linguagem de sinais ou língua de sinais?
Por se tratar de uma língua estruturada, com gramática e inclusive com variações regionais, o termo correto para se referir à Libras é Língua de Sinais, e não linguagem de sinais como é bastante comum encontrarmos em jornais e meios de comunicação. As línguas de sinais são línguas de modalidade de recepção e transmissão espaço-visual.
Estudos realizados com crianças surdas, filhas de pais ouvintes, demonstraram que o processo de aquisição da Língua de Sinais ocorre de maneira natural para os surdos, sem precisar ser diretamente ensinada. Da mesma forma que as crianças ouvintes aprendem sua língua ouvindo seus pais e familiares falando, os surdos passam pelo processo de aquisição da linguagem vendo outros surdos sinalizarem.
4. A Libras é uma língua Universal? É igual em todos os países?
A Libras não é uma língua universal, ou seja, assim como existe a língua brasileira de sinais, existe a língua americana de sinais, a língua francesa de sinais, a língua chinesa de sinais, e assim por diante. Cada comunidade de surdos cria e desenvolve suas línguas de sinais de acordo com suas necessidades e contextos culturais de comunicação. Uma curiosidade interessante sobre as línguas de sinais, é que, além de variarem de acordo com o país, existem também variações regionais. No Brasil existem diferentes formas de falar a língua portuguesa, também existem diferentes “sotaques” na hora de sinalizar. Na Unidade II deste curso você vai estudar um pouco mais sobre as variações linguísticas da Libras.
5. Qual a diferença entre a Libras e o alfabeto manual?
Confundir a língua de sinais com o alfabeto manual também é algo muito frequente. O alfabeto manual é apenas um recurso da língua de sinais para fazer a soletração de palavras, tais como, nomes próprios ou vocábulos de uma língua oral que ainda não possuam um sinal correspondente na língua de sinais. A língua de sinais é um sistema linguístico convencionado, onde cada sinal corresponde a uma palavra ou conceito na língua de sinais, por exemplo: temos a soletração da palavra bola B_O_L_A ou o sinal da palavra bola. No final deste tópico você vai aprender mais sobre o alfabeto manual.
6. Por que o estudante surdo escreve de um jeito diferente?
De maneira geral, o surdo escreve diferente dos demais estudantes ouvintes porque a língua portuguesa escrita é, para ele, uma segunda língua. Ou seja, a primeira língua do surdo é a língua de sinais, e é com a primeira língua que o sujeito pensa, entende o mundo e constrói sua subjetividade. Ao escrever, o surdo tem a tendência de escrever na estrutura gramatical de sua L1. Por isso, quando lemos o texto de uma pessoa surda percebemos que se trata de um texto de um usuário não nativo da língua, como se fosse um estrangeiro tentando escrever em língua portuguesa. A leitura também é um processo mais difícil para a pessoa surda, porque é uma leitura de tradução, da mesma forma como seria para o ouvinte nativo da língua portuguesa ler um texto em alemão. Com o tempo e o contato frequente com a língua os níveis de leitura e escrita vão se aperfeiçoando. Isso nos lembra a importância de você, professor, oferecer um atendimento em Libras para os surdos, pois tentar se comunicar apenas pela escrita não é suficiente para a maioria dos surdos.
1.3. Estudo Complementar - dicas de viagens para surdos
1.4. Estudo complementar - Surdo-Cego e Libras Tátil
1.5. Estudo Complementar - documentário travessia do silêncio
1.6. MONA - Colorir para Adultos
CLIQUE AQUI e participe dessa atividade de colorir. O tema selecionado é uma flor.
O objetivo dessa atividade é desenvolver a criatividade e a percepção dos detalhes.
2. Aumente seu Vocabulário: verbos com concordância na Libras
A flexão dos verbos na Libras são diferentes da flexão dos verbos em português.
Nesta aula você aprenderá sobre os Verbos com Concordância. São verbos que concordam com os personagens da narrativa em Libras. Esses verbos iniciam no ponto onde está o agente da ação (aquele que faz a ação) e o verbo termina onde está o paciente (aquele que recebe a ação). Talvez você conheça como sujeito do verbo e o objeto do verbo.
Nesta aula exemplifico com os verbos da libras AVISAR e PERGUNTAR.
Para conhecer outros verbos deste tipo visite o Glossário Libras Português do meu site em http://professoruesleipaterno.com
Nas narrativas em Libras "A Menina do Leite" e "O Sapo e a Flor" são utilizado alguns verbos com concordância. Neste ponto do estudo vale a pena você rever essas narrativas na velocidade normal de sinalização tente identificar esses tipos de verbos.
Segue mais alguns exemplos de verbos com concordância que você aprendeu neste curso:
AJUDAR
Ajudar a alguém
Ajudar a mim
ENSINAR
Eu ensinar ele
Ele ensina a mim
OLHAR/VER
Eu ver/olhar ali/ele.
Ele olhar para mim.
As pessoas/animais olham para aquele lado. (conforme o contexto)
As pessoas/animais olham para aquele lado. (conforme contexto)
Conforme o contexto, o sinal abaixo pode ser:
As pessoas olham para mim.
Olhem para mim.
Prestem atenção em mim!
Atenção!
VENDER
Eu vender para ele.
3. Narrativa em Libras - A menina do leite
Agora, vamos fazer algo diferente. Entrar mais na Libras.
Eu preparei uma narrativa em Libras e vou explicar para você sinal a sinal. Você terá uma boa introdução sobre como conversar em Libras. Claro que para você que está iniciando provavelmente a sinalização não será como no conto, mas você pode ver como poderá sinalizar, conforme desenvolver a fluência.
No vídeo apresentado a seguir, você tem o conto em Libras narrado pelo prof surdo João Raphael, em velocidade normal da Libras. Na próxima página, você encontrará o mesmo vídeo em velocidade reduzida e irei explicar os sinais para você, além de alguns detalhes da Libras.
Atenção:
Na quarta página, há um resumo dos sinais novos aprendidos hoje. Ao final de tudo, lembre-se de registrar os sinais novos que você aprendeu. Também, no conto, você aprendeu algumas frases novas. Para aquelas que você conseguiu compreender, faça a anotação.
Bom estudo!! Dúvidas, discutimos no Fórum de Notícias e Atividades.
3.1. Narrativa "A Menina do Leite" Comentada
Como foi ver a narrativa "A Menina do Leite" em velocidade normal de sinalização? Você já conseguiu compreender alguns sinais sem ter que se apoiar na legenda?
Agora, você poderá destrinchar os sinais usados e a forma de sinalizar com a videoaula que segue, na qual faço comentários sinal a sinal. Bom estudo!
3.2. Jogo da Memória
Encontre os pares dos sinais com as figuras. (pode demorar um pouco para carregar)
3.3. Treinando a Sinalização
Nesta página, você fará a revisão dos sinais usados na narrativa "A Menina do Leite".
Junto aos Flashcards, faço os sinais das palavras. Assim, você pode treinar a memorização e já ver se acertou o sinal.
Bom estudo!
Não se esqueça de fazer a anotação dos sinais e das frases novas que você aprendeu na narrativa "A Menina do Leite".
3.4. Monte a frase em Libras 1
Monte a frase em Libras:
Depois que você montar a frase em Libras, filme-se sinalizando esta frase. Veja-se, olhe a sua própria sinalização. Compare a sua sinalização com os sinais do exercício.
3.5. Monte a frase em Libras 2
Depois que você montar a frase em Libras, filme-se sinalizando esta frase. Veja-se, olhe a sua própria sinalização. Compare a sua sinalização com os sinais do exercício.
3.6. Monte a frase em Libras 3
Depois que você montar a frase em Libras, filme-se sinalizando esta frase. Veja-se, olhe a sua própria sinalização. Compare a sua sinalização com os sinais do exercício.
3.7. Monte a frase em Libras 4
Depois que você montar a frase em Libras, filme-se sinalizando esta frase. Veja-se, olhe a sua própria sinalização. Compare a sua sinalização com os sinais do exercício.
3.8. GENIOL
O Geniol é outro site com vários jogos que possibilita que você treine a sua memória. Melhore brincando.
CLIQUE AQUI e faça o SUDOKU - mais uma oportunidade de treinar a memória
Como há possibilidade de preencher mais e mais sudokus, cuide para não ficar muito tempo e deixar o aprendizado de Libras de lado...
4. Meses e Estações do Ano
O professor Heveraldo Ferreira ensina os sinais e fala das características mais básicas dos doze meses e das quatro estações do ano, citando algumas das datas comemorativas do nosso calendário. Programa apresentado em diversas locações do Rio de Janeiro, do mar à montanha.
Após viajar com o professor Heveraldo por um "ano inteiro", registre os sinais em sua Ficha de Anotação.
O professor Saulo, do Campus Palhoça Bilíngue, preparou uma revisão dos sinais relacionados aos dias da semana, meses do ano e períodos de tempo. Nesta revisão você poderá identificar algumas variações dos sinais e os mais usados em Santa Catarina. Veja:
4.1. Qual é a estação?
4.2. Qual é o mês?
Os sinais para os meses do ano tem alguma variação no Brasil. Para que você conheça algumas dessas variações apresento abaixo a atividade de combinar os sinais dos meses com seus respectivos nomes em português.
4.3. FlashCards - Meses do Ano
Faça o exercício abaixo e conheça algumas variações de sinais para os meses do ano. Alguns meses estão com mais de um sinal, o objetivo é você reconhecer os sinais que já aprendeu e tentar descobrir variações desses sinais.
5. Fórum de Interação em Libras
Vamos fazer uma atividade diferente!
Antes de fazer a atividade abaixo, reveja o capítulo 5 do livro da Unidade 1. Revise as orientações de como fazer uma pergunta.
No Fórum Interação em Libras - perguntas e respostas há 3 perguntas em Libras que eu faço para você. Você tem que responder, em LIBRAS, a 1 dessas perguntas que eu faço para você. Quando você postar sua resposta NÃO coloque em português o que você está sinalizando, é só em Libras.
Faça pelo menos 1 pergunta em Libras para seus colegas.
Depois você deve responder em Libras a pelo menos 3 perguntas feitas pelos seus colegas.
Tudo em Libras. Em resumo, você tem que fazer pelo menos 4 respostas e 1 pergunta. Cada resposta sua, vale até 2 pontos e cada pergunta que você faz, vale até 2 pontos. (Não pode copiar as perguntas que estão no curso, mas você pode se basear nelas para fazer perguntas diferentes).
Para essa atividade você deve entrar várias vezes neste fórum e ver as respostas dos colegas e as perguntas que eles fazem.
Vamos seguir neste jogo ao longo de todo Tópico 3 e Tópico 4, assim teremos muitas oportunidades de interação entre nós! Volte a esse fórum várias vezes ao logo do seu estudo, toda semana se possível, para ver as respostas dos colegas e para responder a alguma pergunta.
Não deixe para o final, nos semestres anteriores os alunos que deixam para o final se atrapalham em muito.
Veja o tutorial abaixo com todas as orientações. Veja até o final que dou dicas de como filmar e postar.
IMPORTANTE: não escreva em português o que você está sinalizando, nem na postagem, nem em legenda, nem no nome do arquivo e nem falando junto com a sinalização. O professor e os colegas devem entender o que você está sinalizando em Libras.
5.1. IFSC em Libras - parte 1
Você já está estudando Libras a 2 meses e chegou o momento de você conhecer os sinais dos Campus e das cidades onde o IFSC se encontra. Esses sinais ajudarão você na atividade do Fórum de Interação em Libras.
ESTADO: esse é um dos sinais para Estado (de um país).
SANTA CATARINA: esse é o sinal do Estado de Santa Catarina.
IFSC: sinal do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
CAMPUS: esse é o sinal para Campus utilizado no IFSC. A maioria dos sinais dos Campi do IFSC são feitos pelo sinal CAMPUS mais o sinal da cidade. As exceções são explicadas abaixo.
ARARANGUÁ: esse é o sinal da cidade Araranguá. Esse sinal também designa o Campus Araranguá do IFSC.
CAÇADOR: esse é o sinal da cidade Caçador. Esse sinal também designa o Campus Caçador do IFSC.
CANOINHAS: esse é o sinal da cidade Canoinhas. Esse sinal também designa o Campus Canoinhas do IFSC.
CERFEAD: esse é o sinal para o Centro de Referência em Educação e em EAD do IFSC.
CHAPECÓ: esse sinal designa a cidade Chapecó e o Campus Chapecó do IFSC.
CRICIÚMA: esse é o sinal da cidade Criciúma e também designa o Campus Criciúma do IFSC.
FLORIANÓPOLIS: esse é o sinal da cidade Florianópolis. Esse sinal também designa o Campus Florianópolis do IFSC.
CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE: esse é o sinal do bairro Coqueiros, em Florianópolis. Esse sinal também designa o Campus Florianópolis-Continente do IFSC que fica no bairro Coqueiros, junto à Reitoria.
GAROPABA: esse é o sinal da cidade Garopaba. Esse sinal também designa o Campus Garopaba do IFSC.
GASPAR: esse é o sinal da cidade Gaspar. Esse sinal também designa o Campus Gaspar do IFSC.
Na próxima página, você continuará a aprender os sinais relacionados ao IFSC.
5.2. IFSC em Libras - parte 2
Continuando com os sinais das cidades e dos Campi do IFSC. Esses sinais ajudarão você na atividade do Fórum de Interação em Libras.
ITAJAÍ: esse é um dos sinais da cidade Itajaí. Esse sinal também designa o Campus Itajaí do IFSC.
JARAGUÁ DO SUL: esse é o sinal da cidade Jaraguá do Sul.
CAMPUS JARAGUÁ DO SUL - CENTRO: esse é o sinal do Campus Jaraguá do Sul que se situa no centro da cidade.
Quando você está na cidade de Jaraguá do Sul, ou região, é costume sinalizar IFSC CENTRO para significar o Campus Jaraguá do Sul, centro. Isso ocorre pois você está no contexto de conversa de que se está em Jaraguá e está falando sobre o IFSC que está no centro da cidade.
CAMPUS JARAGUÁ DO SUL RAU - é feito com o sinal JARAGUÁ DO SUL + a soletração R-A-U.
JOINVILLE - esse é um dos sinais para a cidade Joinville. Esse sinal designa o Campus Joinville do IFSC.
LAGES: esse é o sinal da cidade LAGES. Esse sinal designa o Campus Lages do IFSC.
PALHOÇA: esse é o sinal da cidade Palhoça.
CAMPUS PALHOÇA BILÍNGUE: esse é o sinal do Campus Palhoça Bilíngue do IFSC. Esse sinal é um composto dos sinais IFSC + BILÍNGUE.
REITORIA: esse é o sinal de Reitoria. Serve para designar qualquer reitoria de instituição de ensino superior.
SÃO CARLOS: esse é o sinal da cidade São Carlos. Esse sinal também designa o Campus São Carlos do IFSC.
SÃO JOSÉ: esse é o sinal da cidade São José.
CAMPUS SÃO JOSÉ: esse é o sinal do Campus São José do IFSC. Ele ficou conhecido pelo sinal da Escola Técnica, pois desde 1989, os surdos estudam nesse Campus.
SÃO LOURENÇO DO OESTE: esse é o sinal da cidade São Lourenço do Oeste. Esse sinal também designa o Campus Avançado São Lourenço do Oeste do IFSC.
SÃO MIGUEL DO OESTE: esse é o sinal da cidade São Miguel do Oeste. Esse sinal também designa o Campus São Miguel do Oeste do IFSC.
TUBARÃO: esse é o sinal da cidade Tubarão. Esse sinal também designa o Campus Tubarão.
URUPEMA: esse é o sinal da cidade Urupema. Esse sinal também designa o Campus Urupema do IFSC.
XANXERÊ: esse é o sinal da cidade Xanxerê. Esse sinal também designa o Campus Xanxerê do IFSC.
6. Sentimentos e Sensações
Alegria, cansaço, preocupação, calor, são sentimentos e sensações que usamos com muita frequência em nossas conversas cotidianas, tanto para explicar como estamos, quanto para falar do estado de outras pessoas.
Veja a aula sobre sentimentos e sensações produzida pela TV INES, depois faça os exercícios na próxima página.
Não se esqueça de fazer o registro dos sinais em sua Ficha de Anotação de Sinais e Frases.
6.1. FlashCards Sentimentos e Sensações
Os flashcards abaixo é sobre a aula de Sentimentos e Sensações que professor Heveraldo Ferreina nos apresentou.
Para cada sinal, eu pude gravar apenas uma resposta como correta, mas em português poderia ter variações. Por exemplo o sinal FELIZ, quando traduzimos para o português, dependendo do contexto, pode significar "feliz" ou "felicidade" (mas não felizmente). Todavia a resposta que pude por é apenas uma dessas palavras.
Então, faça o exercício abaixo e veja quantos sinais você já conseguiu memorizar.
6.2. Break
Como já disse antes, mímica não é Libras. Todavia, tanto os ouvintes quanto os surdos utilizam-se de gestos enfáticos e descritivos no processo comunicativo.
Veja a audição do personagem "Tape Face" no America's Got Talent 2016. Como o uso de elementos visuais e de memórias que as pessoas tem sobre diversas situações possibilitam transmitir uma mensagem clara e muito engraçada.
Coloque em modo tela cheia, vale a pena!
6.3. Vida de Surdo
Conheça um pouco do apresentador e professor surdo Heveraldo Ferreira. Alegria e entusiasmo fazem parte da sua vida.
Depois de assistir à entrevista, faça anotações sobre o que chamou a sua atenção, em como o Heveraldo desenvolveu autonomia. Esse assunto pode ser perguntado na prova.
6.4. Comédia da Vida Surda - Casamento
7. Como fazer em Libras os sinais para "muito" e "pouco"?
Em Português as palavras "muito" e "pouco" são utilizadas para indicar quantidade ou intensidade. Veja as frases abaixo:
(1) Hoje está muito quente.
(2) Há poucas cadeiras na minha casa.
(3) A procura pelos ingressos do jogo foi muito grande.
(4) Hoje há muitas pessoas na praia.
(5) Tenho pouco amor por você.
Nestes 5 exemplos percebe-se que as palavras "muito" e "pouco" tanto servem para indicar quantidade quanto intensidade. Entretanto em Libras a situação é bem diferente. Existe um sinal para "MUITO-QUANTIDADE" e "POUCO-QUANTIDADE", mas nas situações que envolvem intensidade, não existe um sinal, mas sim o movimento do sinal é que sofre alteração. Dessa forma não existe um sinal para muita intensidade ou pouca intensidade, apenas o significado é expresso pela modificação do movimento.
Acima você encontra a explicação em vídeo com exemplos na Libras. Abaixo há um glossário com os principais sinais desse conteúdo.
Como explicado acima, quando se quer indicar que a intensidade é pouca ou muita, faz-se pela modificação do sinal.
Dessa forma, cada sinal fica diferente. Nas próximas páginas você encontra exercícios para você praticar sua compreensão de como sinalizar os significados "pouco" e "muito" na Libras.
Mini Glossário:
MUITO (QUANTIDADE)
MUITO (VOLUME)
POUCO (QUANTIDADE)
POUCO (VOLUME)
Como curiosidade, o sinal para "quase", "por pouco" é feito a partir do sinal POUCO(quantidade). Veja:
Como explicado na vídeo aula acima, quando se quer indicar que a intensidade é pouca ou muita, faz-se pela modificação do sinal. Dessa forma, cada sinal fica diferente.
7.1. "Muito" e "Pouco" que indicam intensidade
Como você viu na página anterior, quando os significados "muito" e "pouco" indicam intensidade não há um sinal na Libras para esses significados, mas cada sinal sofre modificação no seu movimento para indicar a intensidade. O sinal fica maior e geralmente mais rápido para significar "muito", "mais intenso". Para significar "pouco", "menos intenso" o movimento do sinal fica menor e/ou mais lento.
Veja alguns exemplos:
BONITO-MUITO
BONITO-POUCO (menos intenso)
TRABALHAR-MUITO
TRABALHAR-POUCO (vagarosamente, calmamente, menos intenso)
7.2. Exercício - muito e pouco na Libras I
7.3. Exercício - muito e pouco na Libras II
7.4. Exercício - muito e pouco na Libras III
7.5. Interpretação de texto em Libras
Conseguir compreender as frases em Libras e depois conseguir fazer em Libras a sinalização correta é o objetivo de todo aprendiz do idioma.
A sinalização dos significados "muito" e "pouco" na Libras é um desafio para todo iniciante no idioma. Antes de você fazer mais alguns exercícios, veja como esses significados podem ser feitos em uma frase.
Por exemplo, veja a frase abaixo:
(1) LÁ SHOW PESSOA PROCURAR_MUITO INGRESSO IR(no show). PROCURAR_MUITO, MUITO.
No contexto, as pessoas procuraram muito o ingresso para irem no show. A procura foi intensa. Por isso, nas duas vezes que aparece o sinal PROCURAR ele está com o movimento mais intenso. O que em português fazemos com 2 palavras, em Libras é feito com apenas 1 sinal.
O significado para "muito" ficou embutido no sinal PROCURAR. No final da frase foi feito o sinal MUITO(quantidade), mais como um elemento para enfatizar a intensidade da procura, do que a necessidade de ser sinalizado para indicar que a procura foi "muita".
Veja a outra frase abaixo.
(2) LÁ SHOW, PESSOAS, INGRESSO IR(no show), AFLUIR(pessoas). PEGAR, PEGAR, PEGAR(o ingresso).
Nesse contexto, se sinaliza que muitas pessoas foram comprar o ingresso para ir ao show. O significado para muito foi feito pela intensidade dos sinais AFLUIR(pessoas) e PEGAR.
Em AFLUIR(pessoas) a intensidade do sinal era maior. No sinal PEGAR ele foi feito com várias repetições, com movimento menor e mais repetitivo, indicando que muitas pessoas estavam pegando, ou comprando, os ingressos.
Outro exemplo com o significado de muito está na frase abaixo.
(3) PRAIA, PESSOA, PESSOA(cl), PESSOA(cl),PESSOA(cl), AFLUIR(muitas pessoas).
Este é um exemplo de "muito quantidade" que é feito pela repetição de sinal, foi feito a repetição do Classificador PESSOA para mostrar que eram muitas pessoas em quantidade indeterminada.
O sinal AFLUIR, também mostrava pela intensidade do sinal que eram muitas pessoas que estavam indo à praia.
Um cuidado que os aprendizes de Libras precisam ter é a tendência de usar o sinal MUITO(quantidade) quando o significado é para "muito intensidade". Embora em alguns casos dê para entender, principalmente em frases curtas, não é a forma usual de sinalização, precisando de um tempo de vivência no idioma para conseguir fazer de forma adequada. Veja um exemplo do uso do sinal MUITO(quantidade) que não fica legal.
(4) HOJE MUITO(quantidade) QUENTE.
A sinalização fica melhor como é feito na frase abaixo:
(5) HOJE QUENTE(muito).
Agora que você já aprendeu mais sobre a sinalização para muito e pouco faça os exercícios que estão nos próximos capítulos.
7.6. Exercícios de interpretação de frases com o uso de muito e pouco - parte 1
7.7. Exercícios interpretação de frases com o uso de muito e pouco - parte 2
7.8. Exercícios interpretação de frases com o uso de muito e pouco - parte 3
7.9. Como sinalizar os significados "grande" e "pequeno" na Libras
Não há uma única forma de sinalizar os significados para "grande" e "pequeno" na Libras. Depende do tipo do objeto/entidade e de como ele se manifesta visualmente em ser maior ou menor. Veja a aula:
Grande e Pequeno para indicar intensidade:
Quando em português utilizamos as palavras "grande" e "pequeno" para indicar intensidade, como nos exemplos (1) e (2) abaixo, em Libras esse significados são sinalizados com mudança na intensidade do sinal. Esse fenômeno já foi explicado na aula sobre os significados "muito" e "pouco" na Libras. Veja os exemplos.
(1) O seu problema é muito grande.
Neste casos o sinal PROBLEMA é feito com o movimento mais intenso e maior.
(2) O nosso problema é muito pequeno quando vemos os problemas de outras pessoas.
Neste caso o sinal PROBLEMA é feito com um movimento curto e menos intenso.
Nesses dois exemplos não é sinalizado nenhum sinal para "grande" ou "pequeno".
7.10. Vida de Surdo - Clarissa Guerretta
Assista a entrevista com a Clarissa Guerreta. Faça anotações sobre quem ela é, qual o seu trabalho e como foi sua formação. Essas questões podem cair na prova.