2 Modelo de Negócios Canvas
Quando precisamos colocar uma ideia no papel, o melhor caminho para isso é criar um Modelo de Negócios.
O termo modelo de negócio é um fenômeno relativamente recente, segundo Orofino (2011), o vocábulo começou a ganhar evidencia a partir de década de 90 com o advento da internet e o surgimento das empresas pontocom. Ultimamente o termo tem recebido destaque na literatura de gestão sob diversas conceituações, porém, não existe um consenso entre os autores sobre a definição ou natureza do que é modelo de negócio, aparecendo na literatura sob diferentes características e componentes. (OROFINO, 2011)
“Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.” Alexandre Osterwalder
Os modelos de negócios contribuem para o desempenho favorável ou não de uma empresa, destacar-se-á o fator estrutura, componente de tal modelo para detectar as alterações verificadas antes e depois da implantação de novos modelos de negócios em empresas que os alteraram significativamente (OLIVEIRA, 2015).
Para Chesbrough (2006) o modelo de negócio tem duas funções importantes:
1- Criar valor e capturar parte deste valor criado;
2- Reduzir riscos e avaliar a implantação de novas tecnologias, utilizando-se de marcas alternativas, ou por meio da criação de uma empresa para desenvolvimento das oportunidades criadas na matriz.
Então, o modelo de negócio caracteriza-se como uma representação abstrata dos elementos chave de um empreendimento. O modelo de negócio é um esquema que guiará a empresa na definição e implementação da estratégia, por meio das estruturas, processos e sistemas organizacionais. (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2011).