2 Modelo de Negócios Canvas
2 Proposta de valor
Não há negócio sem “O QUE”. Nesta etapa, você descreverá, com poucas palavras, sua Proposta de Valor.
Você deve refletir sobre o que está oferecendo, o ponto de vista das necessidades dos clientes e o ganho dos clientes com o que você pretende oferecer.
Necessidade é algo que os clientes precisam, sentem falta, não encontram por perto. Faz parte de demandas não atendidas. Ganho é algo mais, alguma coisa que melhorará qualquer aspecto da vida, ou seja, surpreender, criar novas possibilidades.
Depois, você terá de relacionar sua Proposta de Valor com os outros blocos do Quadro. Talvez, quando você fizer isso, descubra que ela precise ser modificada. Tudo bem! Elaborar um Modelo de Negócios é um processo de construção e aprendizado. Vá em frente!
Lembre-se de usar os adesivos autocolantes para anotar e colar no Quadro.
Aqui, você definirá o valor do produto ou serviço para seus clientes. Entenda que “valor” neste caso significa “benefício”. Portanto, é fundamental que você saiba explicitar quais são estes benefícios que seus produtos (ou serviços) entregam para os seus clientes.
Por exemplo, se o seu produto é um sistema financeiro, sua oferta de valor deverá ser “seu financeiro redondo em apenas 30 minutos por semana”. É claro que isso vai depender de seu sistema. Você pode ter inúmeros benefícios, mas tente resumi-lo em uma única frase.
Essa reflexão também é fundamental para que você analise seus diferenciais frente a seus concorrentes.
A proposta de valor é o benefício que você produz para os clientes. Se pergunte:
- Quais são os benefícios para os segmentos de clientes?
- Quais problemas eu os ajudo a resolver?